October CMS, uma alternativa interessante

October CMS, uma alternativa interessante

Postado em: 13 May. 2020. | Por: Everton Alves - 0 comentário(s) | Categorias: CMS, Laravel, Programação, PHP, Web | Palavras-chave: desenvolvimento web, criação de site automatizada, desenvolvido com php, php7, alternativa ao wordpress, october cms

Hoje vamos conhecer o October CMS, um Sistema de Gestão de Conteúdo baseado em Laravel que é muito simples de usar e pode ser uma ótima alternativa aos CMS mais famosos.

 

Para começar precisamos entender que ao contrário de outros gestores de conteúdo, que são amigáveis a não-desenvolvedores, o October CMS conforme descrito por seus criadores, desde o seu lançamento, foi feito para programadores e pode ser um pouco complicado para usuários inexperientes:

 

“Outubro faz uma suposição ousada, mas óbvia: os clientes não constroem sites, os desenvolvedores fazem. O papel de um cliente é gerenciar o site e transmitir seus requisitos de negócios. O desenvolvedor da web e o próprio setor giram em torno da mediação desses fatores.”

Apesar dessa limitação o October CMS é bem versátil e tem muitos pontos fortes:

  • É gratuito e de código aberto;

  • É um gerador de conteúdo estático e baseado em PHP;

  • Pode ser usado sem banco de dados, entretanto se precisar de um basta criar facilmente, ou instalar um plugin;

  • Tem uma abordagem modular e Orientado a Objetos e toda facilidade que o Laravel oferece;

  • É seguro;

  • Não tem dependência de bibliotecas javascript, porém se desejar utilizar a estrutura AJAX do CMS vai necessitar de JQuery;

  • Tem uma comunidade bastante ativa;

 

O processo de instalação de October é bem simples e não dura mais que cinco minutos, pelo assistente de instalação ou pelo console executando no terminal o seguinte comando: curl -s https://octobercms.com/api/installer | php. Vale ressaltar que após a instalação ainda é necessário fazer algumas configurações, como instalar temas, plugins, etc.

 

Se nenhum plugin da biblioteca suprir suas necessidades é bem fácil criar um plugin personalizado instalando o Rainlab Builder, um assistente para criação de plugin que automatiza várias tarefas, deixando o processo de desenvolvimento bem simples.

 

No October CMS a trocar o tema do site é bem simples, porém é uma tarefa que exige muito cuidado ao ser executada, pois as páginas são conteúdos estáticos e cada mudança de tema exige que os arquivos das páginas sejam recriados para o novo tema, do contrário elas não estarão disponíveis no novo tema.

 

Essa breve apresentação visa demonstrar algumas das características desse CMS moderno, de códigos limpos e abordagem modular séria, October CMS é uma ótima alternativa para quem procura um sistema baseado em PHP. Por fim, existem muitos outros recursos disponíveis no October CMS que não fora citados nesse artigo e que o torna uma ferramenta interessante para quem deseja um sistema seguro e fácil de usar.


Fonte:
https://www.smashingmagazine.com/2019/03/wordpress-october-cms
https://octobercms.com/

COMPARTILHAR

SOBRE O AUTOR

user photo Everton Alves Membro desde 23 Feb. 2018.

Formado em Licenciatura em Matemática/UEFS, funcionário público e desenvolvedor Web back-end, com conhecimentos em PHP, MySQL, CSS, JS e HTML5. Sempre preocupado em fazer o melhor da maneira mais simples possível!

COMENTÁRIOS

Mais comentários ...

Somente usuários cadastrados podem comentar, clique aqui para fazer login ou inscreva-se.

Anuncio

Desenvolvido por: Ell Alves

Redes Sociais

Publicidade